sexta, 14 de maio de 2021 - 14:21h
SVS amplia público-alvo de vacina que protege contra doenças como pneumonia e meningite
Conforme orientação do Ministério da Saúde, pessoas com doenças como diabetes podem receber a vacina pneumocócica conjugada até 30 de agosto de 2021. Saiba como ter acesso ao imunizante.
Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marco Antônio P. Costa
O imunizante previne cerca de 90% das doenças graves causadas por 13 sorotipos da bactéria pneumococos, como pneumonia, meningite e otite.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) passa a disponibilizar a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) para um público-alvo mais amplo, conforme orientação do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). O imunizante previne cerca de 90% das doenças graves causadas por 13 sorotipos da bactéria pneumococos, como pneumonia, meningite e otite.

A vacina já era disponibilizada como rotina para pessoas vivendo com HIV, transplantados de células-tronco hematopoiéticas, transplantados de órgãos sólidos e pacientes oncológicos. Com a ampliação, que é temporária, também podem ser imunizadas pessoas que se enquadram nas seguintes situações:

• asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas;
• fístula liquórica e derivação ventrículo-peritoneal (DVP);
• implante de cóclea;
• imunodeficiências congênitas;
• nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica;
• pneumopatias crônicas, asma persistente moderada ou grave;
• fibrose cística;
• cardiopatias crônicas;
• hepatopatias crônicas;
• doenças neurológicas crônicas incapacitantes;
• trissomias;
• diabetes mellitus;
• doenças de depósito e imunodeficiência devida à imunodepressão terapêutica.

Os novos grupos já podem fazer a imunização que segue até 30 de agosto de 2021. O imunizante está disponível para crianças de 12 meses a 5 anos de idade e para adultos. 

Como receber a vacina?

Pessoas que se enquadram no público-alvo devem receber a vacina no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais da SVS (Crie) que funciona dentro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua Jovino Dinoá, 1251, Centro de Macapá, ao lado do Banco de Leite Humano. O horário para atendimento é de 8 às 12h, de segunda a sexta-feira. 

A coordenadora da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, orienta que pessoas com essas condições clínicas e crônicas conversem com seus médicos e solicitem um encaminhamento para receberem o imunizante. É importante que as equipes de saúde da família também possam realizar a busca ativa de pessoas nessas condições e que ainda não receberam a vacina. 

O Crie possui, atualmente, 500 doses do imunizante. É possível solicitar um número de maior de doses conforme a procura dos grupos prioritários. Para mais informações, entrar em contato com os técnicos do Crie, por meio do endereço eletrônico: crieamapa.svs@gmail.com

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2026 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá