sábado, 20 de março de 2021 - 14:26h
Pós-Graduação em Saúde Pública
A 1ª Turma da Pós-Graduação em Saúde Pública ofertada pela ESP AP em parceria com a ENSP/FIOCRUZ e ESP CE caminha para sua conclusão.
Por:

Neste momento a 1ª Turma de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública do Amapá, ofertada em parceria com a RedEscola da Escola Nacional de Saúde Pública / Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), e mediante cooperação técnica com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP CE), recebe o ilustre Palestrante Diogo Demarchi Silva, assessor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
O palestrante aborda os termos da Portaria MS nº 2979/2019, que Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, com contextualização e exemplificação da sua aplicabilidade no âmbito do SUS-AP.
Excepcionalmente, em razão da relevância e multisetorialidade da tema, a turma conta com a presença de membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS).
A Parceria ESP AP x ESP CE executa, neste fim de semana, o módulo: Modelos de Gestão e Planejamento em Saúde, ministrada pela professora Leni Nobre, da ESP CE.
A Pandemia de Coronavírus trouxe ao mundo uma exigência importante à implementação e ao desenvolvimento das ações de educação em saúde, dada a necessidade de adoção de medidas de distanciamento social, como forma de prevenir e controlar a disseminação do Novo Coronavírus, gerando demanda pelo ensino remoto, mediante o uso de plataformas digitais, como forma assegurar o processo de ensino-aprendizagem.
Importante que este momento, inclusive, viabiliza a interação de pessoas dos diferentes municípios do Amapá, com um palestrante no Distrito Federal, mediados pelas professoras Lígia Lucena e Leni Nobre no estado do Ceará.
Diego de Araújo, diretor de ensino superior da ESPAP.

ESP - Escola de Saúde Pública
Av. Feliciano Coelho nº 098 - Trem. CEP: 68900-093. Macapá-Ap