quinta, 29 de agosto de 2019 - 17:00h
Capacitação em Saúde - Plantas Medicinais e Fitoterápicos serão implementados na rede sus
Profissionais são capacitados para prescreverem os métodos complementares em casos de inflamação, infecção e dor.
Por: Edivane Vieira Cavalcante
Foto: Tayana Mancio
participantes da capacitação

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e odontólogos iniciaram, nesta quinta-feira, 29, a fase de capacitação do Projeto de Implantação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na rede pública de saúde do Amapá. O trabalho vem sendo elaborado desde 2017, e visa permitir que os profissionais prescrevam os métodos complementares para casos de inflamação, infecção e dor.

Inicialmente, as discussões serão pautadas sobre os cinco fitoterápicos já selecionados para o projeto piloto (unha de gato, garra do diabo, isoflavonas, sacaca e andiroba). A sacaca e andiroba, por serem regionais, serão fabricadas pelo Iepa.

Fitoterápicos

Andiroba (Carapa guianensis) para uso tópico é indicado como anti-inflamatório, e Sacaca (Croton cajucara Benth), cujo uso é feito através da Tintura Sacaca, é indicado para a redução do teor de gordura no sangue (colesterol e triglicérides) e controle de distúrbios dos rins e diabetes. Garra do Diabo (Harpagophytum procumbens), para uso oral, é indicado como anti-inflamatório e no tratamento da dor lombar baixa aguda, e como coadjuvante nos casos de osteoartrite; Unha de Gato (Uncaria tomentosa), anti-inflamatório de uso oral e tópico é utilizado nos casos de artrite reumatóide, osteoartrite (artrose) e como imunoestimulante, e Soja (Glycine max), é indicado como auxiliar no alívio dos sintomas do climatério, tais como fogachos (ondas de calor) e sudorese.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Palestrantes e Organizadoras
  • ...
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

ESP - Escola de Saúde Pública
Av. Feliciano Coelho nº 098 - Trem. CEP: 68900-093. Macapá-Ap
(96) 9917-4201
espap.sesa@gmail.com
Horário de Funcionamento : 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá