Enfermagem - Saúde da Família

A Comissão de Residência de Enfermagem, criada pela Lei 0791 de 29 de dezembro de 2003, através do Programa de Residência na especialidade de Enfermagem em Saúde da Família conta com quatro Enfermeiros Residentes (ER). O Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Família tem o objetivo de formar profissionais de saúde por meio da educação em serviço, buscando qualificá-los para o desempenho de atividades no Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolvendo competências técnica, política e ética da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Constitui-se em ensino de pós-graduação Lato sensu destinado às profissões que se relacionam com a saúde, sob a forma de Curso de Especialização caracterizado por ensino em serviço, sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional. Os programas de Residência seguem às diretrizes do Ministério da Educação. Portanto, são desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses, com carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% voltadas para a prática em serviço (4.608 horas) e 20% teórico-práticas (1.152 horas). A carga horária é cumprida em jornada de 60 horas e uma folga semanal.

Está estruturada teórica e metodologicamente de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica e Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, coordenadas pelo Ministério da Saúde. Os residentes são inseridos em unidades da rede de atenção básica de saúde de Macapá, por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá e a Secretaria do Estado de Saúde.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

ESP - Escola de Saúde Pública
Av. Feliciano Coelho nº 098 - Trem. CEP: 68900-093. Macapá-Ap - (96) 9917-4201 - espap.sesa@gmail.com
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá