Enfermagem - Obstétrica

A Comissão de Residência de Enfermagem, criada pela Lei 0791 de 29 de dezembro de 2003, através do Programa de Residência na especialidade de Enfermagem em Obstetrícia, conta com quatro Enfermeiros Residentes (ER).  A Enfermagem em Obstetrícia, disposta pela Resolução COFEN 0570/2018, modalidade de pós-graduação "lato sensu" é destinada ao desenvolvimento de competências dos enfermeiros nas áreas da atenção à mulher, ao seu bebê e à família no período grávido puerperal, associada ao modelo de desmedicalização e fundamentada nos conceitos da ecologia do parto e do nascimento.

Os programas de Residência seguem as diretrizes do Ministério da Educação, portanto, são desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses, com carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% voltadas para a prática em serviço (4.608 horas) e 20% teórico-práticas (1.152 horas). A carga horária é cumprida em jornada de 60 horas e uma folga semanal.

Promover o desenvolvimento do pensamento crítico a respeito das políticas públicas brasileiras que têm norteado a saúde da mulher ao longo dos tempos. Com a inserção da questão do parto e nascimento desmedicalizados no contexto do Sistema Único de Saúde. Promover a discussão e a reflexão dos princípios e conceitos que embasam a ecologia do parto e do nascimento.

Capacitar os ER a identificar os padrões fisiológicos da gravidez, parto/nascimento e puerpério. Desta forma, desenvolver a capacitação dos ER a planejar, executar e avaliar à assistência de Enfermagem Obstétrica de acordo com o Programa de Humanização do Parto e Nascimento do Ministério da Saúde. Promovendo o desenvolvimento das tecnologias não invasivas de cuidado de enfermagem obstétrica. Ainda, com uma proposta de prática educativa que possibilite espaço para a expressão e valorização do saber feminino em relação à sua saúde reprodutiva e sexual e a troca de experiências entre as mulheres.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

ESP - Escola de Saúde Pública
Av. Feliciano Coelho nº 098 - Trem. CEP: 68900-093. Macapá-Ap
(96) 9917-4201
espap.sesa@gmail.com
Horário de Funcionamento : 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá