Enfermagem - Cirúrgica

A Comissão de Residência de Enfermagem, criada pela Lei 0791 de 29 de dezembro de 2003, através do Programa de Residência na especialidade de Enfermagem em Centro Cirúrgico, conta com quatro Enfermeiros Residentes (ER). A Enfermagem em Centro Cirúrgico, disposta pela Resolução COFEN 0570/2018, modalidade de pós-graduação "lato sensu" é destinada ao desenvolvimento de competências dos enfermeiros nas áreas de centro cirúrgico e centro de material esterilizado, sendo embasada na especificidade da assistência transoperatória, sendo direcionada na organização do trabalho em saúde, gestão do cuidado e no desempenho como educador. Está organizada a partir das necessidades da população e da realidade sócio sanitária do Estado do Amapá entendendo seu papel como referência em serviços à saúde de alta complexidade e nas especialidades.

Os programas de Residência seguem as diretrizes do Ministério da Educação, portanto, são desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses, com carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% voltadas para a prática em serviço (4.608 horas) e 20% teórico-práticas (1.152 horas). A carga horária é cumprida em jornada de 60 horas e uma folga semanal.

Para o desenvolvimento acadêmico dos residentes é utilizada como base a Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, que possibilita a aprendizagem significativa com a combinação entre a experiência, habilidades e conhecimento científico prévios do estudante. Para tanto, são utilizadas ferramentas educacionais que estimulam à diversificação do processo de aprendizagem para a formação da prática profissional, como por exemplo: discussão em Pequenos Grupos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Práticas de Simulações, entre outras.

A Aprendizagem em cenário de prática é facilitada por preceptores (facilitadores), que auxiliam no desenvolvimento gradativo das competências profissionais necessárias para atuação no trabalho em saúde. Para tanto, a residência da Secretaria de Saúde conta com as unidades do seu complexo hospitalar e de uma Rede de Instituições parceiras.

Objetivando promover o desenvolvimento de atributos e competências profissionais, que possibilitem aos enfermeiros formados pelo programa de residência exercer a profissão com excelência na área do centro cirúrgico e central de material esterilizado, no cuidado integral no pré, trans e pós-operatório, planejamento e organização do trabalho e na gestão das pessoas, visando á melhoria da saúde e da qualidade de vida do indivíduo sob sua responsabilidade.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

ESP - Escola de Saúde Pública
Av. Feliciano Coelho nº 098 - Trem. CEP: 68900-093. Macapá-Ap
(96) 9917-4201
espap.sesa@gmail.com
Horário de Funcionamento : 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá