A Escola Técnica do SUS (ETSUS) do Amapá, foi criada pelo Decreto n?1.708/2006, com gestão compartilhada entre a SESA e a Secretaria de Educação (SEED), tendo como missão ofertar cursos de formação/qualificação técnico e pós-técnico aos servidores do Sistema Único de Saúde, atendendo às necessidades e demandas do SUS para melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população, integrando a Rede de Escolas Técnicas do SUS e em consonância com os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde. Após a criação da Escola de Saúde Pública do Amapá, ESP-AP a ETSUS passa a ser integrante da mesma e tem como objetivo resgatar à identidade da ETSUS de acordo com os preceitos do Ministério da Saúde.
A Diretoria Técnica da Escola de Saúde Pública do Amapá – ESP/ETSUS representada pela Enfermeira Docente Luiza Renata Pinheiro Veiga de Carvalho é o setor responsável pela gestão das políticas de Educação Permanente e Educação Profissional no Estado do Amapá. Uma de suas atribuições nucleares, ancorada em sua missão, é a gestão da educação na saúde no que tange à descentralização da política com consequente fortalecimento dos municípios, integração ensino-serviço e atendimento às responsabilidades sanitárias estaduais, previstas no Pacto pela Saúde e reiteradas pelo Decreto Presidencial nº. 7508/2011.
Tem como competência fundamental a condução da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde - PNEPS, do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio em Saúde – PROFAPS e do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde – PEEPS que preveem o desenvolvimento da formação e requalificação dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde - SUS, balizados pela discussão e construção curricular e pedagógica das ações formativas internas ou com instituições de ensino parceiras de acordo com as necessidades locorregionais. É responsável ainda, pela divulgação e fortalecimento da Educação Permanente e pelo desenvolvimento do eixo de ciência e tecnologia em saúde.
A ETSUS atualmente está ligada diretamente à Secretaria de Saúde do Estado do Amapá É operacionalizada por uma Diretoria Técnica de Ensino, parte integrante da Escola de Saúde Pública Do Amapá, mais suas Gerências, a saber: Núcleo Técnico em Saúde; Unidade de Formação Técnica e desenvolvimento Profissional e Unidade de Laboratório, além de gerir os processos de regulação da participação de servidores da Secretaria de Estado da Saúde – SESA/AP em eventos técnico-científicos externos.
A Etsus construiu coletivamente, sua missão, baseando-se nas funções gestoras: “Promover à gestão dos processos educacionais e de pesquisa, voltados para o desenvolvimento dos trabalhadores no âmbito da saúde do Amapá ”. Esta missão repousa nos valores: ética, solidariedade, compromisso, eficiência, autonomia e proatividade.
Quanto à importância da Escola para o Estado, verifica-se o cumprimento de seu papel catalisador na mudança dos processos de trabalho, na transformação das práticas e possibilitando, ainda, a autonomia e protagonismo dos trabalhadores da saúde, por meio de utilização de metodologias ativas que permitam a reflexão dos problemas inerentes ao seu lócus de produção de saúde.